segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Óbidos Vila Natal

Olá,

Foi este fim-de-semana prolongado que aproveitamos para fazer uma escapadinha. O programa foi feito pela TravelNorte (uma agência de turismo de Ponte de Lima) e era proposto visitar Óbidos Vila Natal na sexta-feira e no sábado  Bacalhoa Budha Eden (do qual vou falar noutro post) e breve paragem no Santuário de Fátima.
Visitem a página para poderem seguir todas as viagens interessantes, promoções e cruzeiros que eles vão organizando.





Já conhecia Óbidos, foi lá um fim-de-semana à cerca de três anos onde ficamos a dormir numa casa de turismo rural lá mesmo dentro da vila. No ano seguinte foi ao Festival do Chocolate com uns amigos e adorei! Sempre que podemos passamos nesta vila histórica que tantas rainhas acolheu. É para mim uma das vilas mais bonitas de Portugal.
O histórico centro medieval de Óbidos tem, por si, só uma atmosfera única, que se torna inesquecível na época de Natal.
E é tão cosy a experiência de deambular pelas ruas de Óbidos no Natal.
Há locais em Portugal nos quais eu paro,  olho e penso "is this real life or is this just fantasy". Como é que é possível um país tão pequeno ter tantos lugares maravilhosos.
Óbidos é uma vila cheia de cor, casas brancas, listas azuis e amarelas, cores fortes e flores bonitas a adornar com gerânios, buganvilias e madressilva.
As vistas da vila são maravilhosas e remetem-nos para a época dos reis e castelos, não fosse Óbidos uma vila medieval e o Castelo de Óbidos uma das sete maravilhas de Portugal.
O castelo é  giro para umas fotos, até dava para uns episódios de Game of Thrones.



Quando chegamos recebemos a maior surpresa de todas, uns familiares que vieram de Lisboa para aproveitar o dia connosco.
Começamos por um ponto da vila e fomos caminhando devagarinho sem pressas e com muito espaço para a conversa e para deslumbrar cada recanto que encontrar.
Seguimos para as ruas e para o comércio tradicional e para aquecer este dia de Inverno a minha companhia experimentou um copo de Vinho quente com frutas e especiarias (e ainda ficamos com o castelo de recordação.)
Na hora das compras, há muito por onde escolher: brinquedos em madeira, loiças típicas Bordallo Pinheiro, artigos de Natal, chapéus, luvas entre outras...
Montras meticulosamente decoradas para a época, cheiro a doces e especiarias, carrosel antigo. Haverá cenário mais perfeito?
Óbidos no Natal tem uma beleza difícil de destronar. A missão é relaxar, desfrutar, passar tempo de qualidade em família e entrar no espírito Natalício.
De uma das várias lojas de comércio tradicional entrei na porta 85, tantos artigos bonitos alusivos ao Natal, dá vontade de trazer tudo. Trouxe uns enfeites lindos para a árvore de Natal, e quando olhar para eles vou sentir a nostagia do Óbidos Vila Natal.
Quando entramos perto do recinto do castelo há pequenas chalets de madeira que vendem artesanato, decorações de natal e especialidades regionais, ginginha, bordados e peças de cerâmica.
Estes são lugares ideais para encontrar aquele presente mais único ou pormenores que vão complementar os presentes e dar-lhes mais charme.
Adoro passear nesta época do ano porque aproxima-me de tudo o que é familiar e seguro no meu coração.





O cheiro da época sentia-se em todo o lado... nos anendoins torrados e quentes, nas bombocas que se colam nos bigodes, nas pistas de gelo, nos duendes que bamboleiam para tirar fotografias com as famílias, nas mulheres estátua que acenam a cada moeda que lhes cai no púcaro, nas castanhas assadas que cheiram a inverno.




















Dentro do recinto há um carrosel saído do imaginário infantil, comboio, espetaculos de marionetas, animação de rua, trampolim, street-food, jogos tradicionais, passeios de burrinho e rampa de gelo numa boia.
As minhas companhias foram mais destemidas e pegaram nos patins para deslizar na pista de gelo. Não há actividade mais natalícia de que esta!
Deslizar, rodopiar, sentir a brisa fresquinha no rosto.


,





















Quando voltamos para o autocarro já tinha escurecido, e aí o ambiente é único quando a noite cai, a magia instala-se na vila com as decorações que embelezam as fachadas, os cheiros, as árvores iluminadas e cenários românticos.
Deslumbrei-me com as chocolatarias pequenas, lojas de decoração, pequenas boutiques... e a minha favorita: uma livraria e alfarrabista com um mercado de flores  e coisinhas biológicas. Os livros estão em caixas de fruta de madeira, um espaço singular, preenchido com livros de todos os tamanhos e feitios para todos os gostos e idades. Cheio de detalhes e pequenos pormenores. Sentia-me a Bela, da Bela e o Monstro, e queria tornar aquela livraria na minha biblioteca privada, com livros do chão até ao tecto... oh que delícia!








Sabiam que em 2015, como parte do programa de Rede de cidades criativas, a UNESCO considera Óbidos como Vila Literária? Este projecto iniciou-se com a reabilitação de espaços degradados que foram transformados em livrarias.



São detalhes de uma viagem, já há muito ansiada, com as melhores companhias de sempre. Foi um dia bom, foi como ter entrado um bocadinho num espaço mágico,  onde me apetecia ser criança outra vez e andar às cavalitas e acreditar que o pai-natal existe mesmo. Esta é daquelas viagens que ficam na memória e nos afectos que se guardam bem lá no fundo do coração, naquele compartimento onde só entram as melhores memórias!





Love Zana





Sem comentários:

Enviar um comentário