domingo, 3 de julho de 2016

Ecovia de Ermelo

Ecovia de Ermelo




"Pelos caminhos de Portugal, eu vi tanta coisa linda, vi um mundo sem igual" quem se lembra desta música de Mário Gil?!


Este era um dos posts que estava guardado para vós. Foi no feriado Dia de Portugal, foi sem dúvida dia de conhecer um pouco mais dos seus tesouros e das suas belezas. Portanto shake it of com tudo o que nos possa preocupar!



Este é  sem dúvida um país de maravilhas, temos planícies verdes banhadas pelo sol e onde prosperam oliveiras, temos vales verdejantes cortados a meio por rios, temos montanhas rochosas imperdoaveis e fustigadas pelo tempo e ainda praias de cortar a respiração.

Desta vez viemos descobrir o paraíso tão perto de nós.
A ecovia de Ermelo, no concelho de Arcos de Valdevez, é certamente um bom pedaço desse Éden da civilização que todos procuramos. Literalmente, um deserto de gente exuberantemente verde e aquático.



As condições atmosféricas eram perfeitas para esta caminhada primaveril, temperaturas amenas e céu quase limpo.
As imagens penso que são elucidativas quanto à beleza do trilho. Sem dúvida sentimos a natureza no rosto.


Lá fomos nós desbravar terreno, zonas densas de uma verdura extrema com apenas o som dos imensos pássaros que por lá habitam, e o som das águas calmas o rio Lima à nossa direita, o som das folhas secas a estalarem sob os nossos pés. As sombras serenas dos carvalhos e castanheiros. Divagar, sonhar, querer repetir indefinidamente aquele passeio. Desligarmos da correria dos dias e estarmos em contacto com a natureza e connosco próprios.



W








Entre as conversas entre amigos, estas paisagens de cortar a respiração o cheiro a mel que pairava no ar.
Encontramos um cadáver de um animal morto que pensamos ser um javali, e ficamos ali tipo Sherlock Holmes a investigar a causa da morte do bicho. Observamos os canoistas, o senhor que pescava junto ás margens, a cobra que encontramos perto do rio entre tanras outras coisas...

Às  vezes basta um malmequer selvagem dos prados para alimentar a energia positiva.



E quem nunca ouviu falar das laranjas de Ermelo?!
Nós passamos por pessoas que levavam no seu regaço laranjas e fez-me lembrar o espírito recolector que trazemos adormecido.
Uma aldeia que poderia bem ser o "Pomar das laranjeiras" que Tereza Salgueiro um dia cantou. Há séculos que a população de Ermelo, cada vez mais envelhecida, jurou eterno amor a um fruto, doce, pouco ácido e sumarento, que muitos Portugueses desconhecem mas cujas virtudes são apreciadas pelos Espanhóis.
A localidade de Ermelo possui um microclima que lhe permite a produção de laranjas já referenciadas há vários séculos. Conta-se que foi por volta de século XIII que os Monges de Cister ali se instalaram e com os seus conhecimentos agronómicos, introduziram a cultura da laranja.

Faltou-nos visitar o mosteiro cisterciense de Santa Maria de Ermelo, em estilo romântico, com a imagem de São Bentinho com o seu chapéu característico. A singelezá do templo e a beleza decadente do claustro em ruínas.












Espero que este post vos fassa viajar comigo e que fiquem com vontade de partir à descoberta deste cenário que não precisa de filtros. Foi sem dúvida um dia de respirar ar puro e verde muito verde. Espero que gostem e sintam o cheiro a paz, tranquilidade e serenidade nestas fotografias.

E por fim o nosso piquenique!
Não há nada que me saiba melhor do qye comer ao ar livre, pode ser um piquenique, uma fruta na praia, um lanche improvisado no parque, um churrasco em casa dos amigos.





Até breve.
Boa semana ;)

4 comentários:

  1. Sem dúvida um passeio maravilhoso. Recomendo. A paisagem, os cheiros, o som das cascatas, o ruido das canoas a romper a agua do rio, aquele verde verdinho do espaço envolvente....Sem nos darmos de conta tinhamos percorrido 12km. Um dia maravilhoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora temos que fazer a ecovia de Sistelo. Estou tão curiosa, pelas imagens parece mesmo bonita ;)

      Eliminar
    2. Agora temos que fazer a ecovia de Sistelo. Estou tão curiosa, pelas imagens parece mesmo bonita ;)

      Eliminar
  2. Sem dúvida um passeio maravilhoso. Recomendo. A paisagem, os cheiros, o som das cascatas, o ruido das canoas a romper a agua do rio, aquele verde verdinho do espaço envolvente....Sem nos darmos de conta tinhamos percorrido 12km. Um dia maravilhoso

    ResponderEliminar