sábado, 13 de agosto de 2016

O meu coração está de luto // Incêndios 2016

Meu coração está de luto // Incêndios 2016




Olá  gente fixe, este post já  estava planeado à três dias atrás, mas devido aos incêndios fiquei sem internet.
Hoje como nos últimos dias o céu acordou cinzento resquícios de que a terra arde perto daqui.
Estou cansada de todo este cenário de incêndios florestais que destroem ecossistemas (fauna e flora) e a vida a muitas pessoas.
Estou cansada de acordar com as imagens destruidoras do fogo. Fica-me na retina o vermelho do fogo o preto do fumo e todas as cores de desespero e impotência.
Qualquer palavra é pequena para descrever a tristeza e a dor que isto nos causa.



Foi na segunda-feira passada que o fogo veio agitar os dias tranquilos da nossa aldeia. O fogo começou na aldeia vizinha, mas naquele momento a vila de Ponte de Lima estava fustigada de incêndios.
Vimos familiares e amigos com o fogo à porta, com medo de perderem tudo. Tentamos ajudar, mas sentiamos o sufoco do ar, dificuldades em respirar, os olhos a arder, o cheiro a queimado, colunas densas de fumo e correntes de vento imprevistas.
Vi o fundo verde que faz parte da paisagem da minha vida ser lavrado pelas chamas, deixando um rasto negro e já sem vida.
A minha aldeia estava em chamas! Nunca tinha visto nada com estas dimensões.
De perto ouvia-se o som ensurdecedor das chamas a consumir tudo, quebrava o silêncio, matando pelo caminho todos os restos de vida. Tudo isto numa caminhada galopante para as povoações.
Confesso que chorei ao assistir a tudo. Quilómetros de extensão arderam. Áreas que conheço desde que tenho memória, paisagens bonitas que tenho o prazer de comtemplar da janela do meu quarto e da minha varanda, hoje estão completamente mortas e darão lugar a um deserto de nada.


No entanto, sentimos a solidariedade humana, numa genuína preocupação com o outro que é amigo, familiar ou vizinho.
A nossa aldeia juntou-se, em tempos de calamidade superamos tudo unidos!
Muitos foram os populares que mediante os seus recursos desde tratores com cisternas e/ou outros meios de armazenamento e transporte de água,  combateram diversos focos de incêndio na nossa aldeia.
Estiveram presentes os bombeiros, sapadores e GIPS mas foram tantos os fogos no nosso concelho e nos concelhos vizinhos que os recursos materiais e humanos estão esgotados.


Nunca se esqueçam, há poucas profissões tão arriscadas, tão nobres e com tanto espírito de sacrifício como a de bombeiro, merecem todo o nosso respeito e valorização. Lembrem-se que são apenas humanos que vestem fatos de heróis para tentarem salvar o que os outros têm.
Vamos apoiar aqueles cujo lema é: " Vida por vida" , vamos até ao quartel da nossa localidade e contribuir com água, fruta e barras de cereais. Coisas que não sejam perecíveis, que se possam comer a qualquer momento para repor forças, ou pelo menos, alguns níveis de açúcar.
Convençam os vossos filhos a irem convosco comprar mantimentos para os bombeiros, não há melhor maneira de pedagogia e cidadania que lhes possamos ensinar!


Estas são algumas recomendações deixadas pelos bombeiros:



Também foi lançada uma conta pela Caritas de Portugal para ajudar a população afetada na Madeira, procurem mais informações no site deles e se puderem contribuam, nem que seja com 5€ .





Foi lançado no dia 25 de Julho o livro "As profissões  de um bombeiro", um livro com um fim solidário e que ensina os mais pequenos o que é ser bombeiro. Um livro a não perder e que está à venda no Intermarche.

De 9 de Agosto a 30 de Novembro, vamos apoiar os CTT e a Quercus na 3° edição da campanha "Uma árvore pela Floresta". Ajude-os a plantar espécies autóctones nas zonas mais atingidas pelos incêndios com a compra do Kit "Uma árvore pela floresta", disponível nas lojas CTT .
A compra do Kit corresponde à plantação de uma árvore pela Quercus em áreas classificadas do Norte e Centro de Portugal. Pretende-se, com esta campanha criar e cuidar de bosques autóctones que oferecem uma maior resistência à propagação dos incêndios e são melhores para amenizar o clima, promover a biodiversidade e proteger a nossa paisagem, a água e os solos.

Por fim alguns dados e perguntas importantes:

Mais de um terço dos incêndios tem origem criminosa.
O fogo destrói 2,2% da floresta nacional o valor mais elevado da Europa.
Portugal é hoje provavelmente o país com maior área de eucalipto em toda a europa. O eucalipto é altamente inflamável, em particular a partir dos 6/7 anos de idade. Porque será que fomos tão permissivos com a plantação desenfreada de uma planta invasora, que arde como nenhuma outra?!
Porque é que se andam a pagar milhões de euros a empresas privadas de meios aereos?!

Por fim, um aplauso de pé e sentido a todos os que estão neste campo de batalha e um agradecimento especial a toda ajuda que tem vindo do exterior.








Sem comentários:

Enviar um comentário