terça-feira, 30 de agosto de 2016

La Piola

La Piola





Olá gente fixe ;)
Hoje venho falar-vos de um espaço que foi com amigos durante as minhas férias e que recomendo sem duvidas.
Num dia em que os planos eram as cascatas no tahiti no Gerês, o tempo pregou-nos uma finta e tivemos que mudar de rumo! Se quiseresm que fale sobre as cascatas deixem nos comentários.

CI' ANDIAMO :)

Para jantar fomos até bem ao centro histórico de Braga, em pleno coração da cidade, mais precisamente na rua D. Afonso Henriques.
Esta 'casa Italiana' proporciona uma viagem pelas tradições,  perfumes e sabores da gastronomia italiana.
No dialeto da região Piemonte, La Piola, significa uma típica taberna italiana onde se convive sempre acompanhado de boa comida e bebida.

A música e o ambiente tipicamente italianos, com alguma mistura na decoração de quadros alusivos à cultura minhota.



O restaurante é  no entanto ambivalente. Tem uma loja/mercearia, onde os clientes podem adquirir os ingredientes/produtos necessários para a confecção de um prato que por exemplo tenham degustado no La Piola e queiram depois reproduzir em casa.
Esse espaço bistrô e loja gourmet podem encontrar as mais variadas iguarias italianas. Tem umas vasta panóplia de massas, algumas bem invulgares, azeites, arroz para risotto, os bem afamados vinagres balsâmicos, vinhos, licores, cerveja, queijos, charcutaria, bolachas, bombons, a base de Paiadina de Remini e molhos e conservas de pesto de Piemonte, tudo à vista nas prateleiras que rodeiam as mesinhas e cadeiras de madeira.









Bem tive pena de não ter provado nenhuma entrada, eles tem tábuas fantásticas com queijos e presuntos de vaca quase ausentes de gordura e curados nos ares montanhosos dos Alpes, mas ficará para uma próxima.


Começamos a nossa refeição por refrescarmo-nos com a sangria de lambrusco.




Esta era a minha massa já não me lembro bem do nome, mas sei que levava cogumelos e pêra.



Esta foi a carbonara de um amigo.


E estas foram as pizzas, feitas com uma massa fina sem fermento, que quando postas no forno garantem sempre um resultado leve e crocante. Malta e se vocês são daqueles que gostam de variedade no acompanhamento das massas, aqui não falta, desde o subtil queijo parmesão aos mais fortes pecorino e gorgonzola, aos crocantes amendoins torrados, a riqueza do ovo, acidez do tomate seco e frescura e amargura da rúcula.





Para finalizar as sobremesas e também escolhemos todos diferente. O meu marido comeu um tiramisú caseiro, com um aroma subtil mas refrecante a café, sem dúvida é uma das sobremesas preferidas dele.



Eu escolhi uma panna cotta, uma sobremesa típica italiana da região de Piemonte, a panna cotta, ou creme cozido é feita com leite fresco, açúcar e gelatina. Pode ser acompanhada ou aromatizada com baunilha, limão, citrinos, geleias enfim, com quase tudo o que se pode imaginar no meu caso foi com frutos silvestres.
Este pudinzinho imaculado é uma delícia da culinária, que seduz pela simplicidade e subtileza do sabor.



Aqui esta a piadine doce com nutella.






Bem é caso para dizer que temos sem dúvida um verdadeiro cantinho italiano na capital do Minho, por isso visitem e buon appetito!

E vocês já conheciam este cantinho?!

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário