domingo, 7 de abril de 2019

Calendário da National Geographic 2019 Geopark Estrela

Calendário da National Geographic 2019 Geopark Estrela




Foi no Natal do ano passado que passei três dias na zona da Guarda com os meus tios que vivem lá.
Foram três dias e pareceram uma sobremesa daquelas em que nos lambuzamos e a última colherada chega mais depressa do que desejávamos, mas foi revigorante.
Não estive conectada ás redes - a casa dos meus tios não tem Internet e estava sem dados móveis - mas estive mais ligada do que nunca á minha companhia, ao meu corpo ao mundo em redor que estava ao alcance dos meus olhos e não de um ecrã.
Enlaçar-me com o que realmente importa foi fundamente para que estes dias, principalmente em altura de Natal, fossem absolutamente relaxantes e ideais para recarregar energias.
Ficámos na aldeia onde vivem os meus tios chamada Rochoso, e o sossego, a felicidade de partilhar aqueles momentos com os meus tios foram impagáveis. Embrenhamos-nos na mata e no bosque e respiramos os aromas do Inverno,  sentimos o cheiro a terra húmida e partimos á descoberta dos melhores cogumelos, míscaros, sanchas e, enfim, boletus. Entre jogos da malha, a preparação da ceia, as conversas tardias á lareira em amena cavaqueira, as histórias dos meus tios que já foram emigrantes em França, foram três dias mesmo bem passados. O Madeiro de Natal é o ponto de encontro obrigatório em dia de consoada  na aldeia. As pessoas juntam-se em volta de uma grande fogueira para brindar com os amigos e familiares depois do tradicional jantar da Consoada.
Não tinha muitos planos para visitar porque sabia que ía passar os meus dias mais junto da família, o único sitio que visitamos foi mesmo a Cidade da Guarda que estava engalanada para o Natal.




Desde que me lembro que gosto de revistas. Por mais facilidades que a gente tenha hoje para ver online, nada se compara ao acto de sentar completamente offline, com uma revista em mãos e ler tranquilamente. Claro que sim, diminui a incidência de compras de revistas em formato de papel, mas continuo a comprar e a ler. Se leio tudo? Não. Geralmente dou uma passada de olho nas noticias de forma mais rápida e separo as matérias que quero ler com mais calma para depois.
Desde que me lembro que sempre gostei das revistas da National Geographic e desde á uns anos para cá que compro no inicio de Janeiro o calendário que eles lançam.
Gosto de ter sempre um calendário de parede na cozinha, este ano ofereceram-me um lindo com frases inspiradora da Mr. Wonderful, que quero falar mais para a frente.
Adoro olhar para os calendários e ter as actividades programadas ( não só na minha mente). Acho uma ferramenta fantástica para organizar os meus meses sem me esquecer de nada
Este ano e para surpresa minha, o tema é o Geopark Estrela, que me fez ter mais curiosidade para adicionar locais para uma próxima visita á zona da Guarda. Descobri imensos sítios através deste calendário que não fazia ideia que existiam.
Para arrancarmos inspirados e com vontade de conhecer novos lugares , a revista lança um calendário exclusivo revelando determinadas zonas fantásticas do nosso país que não podemos perder.
Cada mês tem direito a uma fotografia - cada uma tem o seu devido tempo de antena, com um pequeno mapa do ponto turístico de destaque, uma pequena descrição do espaço, curiosidades muito interessantes e os feriados dentro da zona do Geopark Estrela.
As fotos estão magnificas, e verdade é que fizeram uma escolha justa dos locais. Deste lado, dos locais referidos ainda não visitei nenhum, o que significa que tenho muito por ver naquela zona.
Este calendário trás a sugestão do Geossítio do Fragão do Poio dos Cães, Geossítio do Cântaro Magro, Geossítio da Nave de Santo António e Poio do Judeu, Geossítio da Cabeça da Velha, actividades de lazer, a pastorícia e a transumância, actividades tradicionais, Geossítio das ,Colunas Graníticas do Covão do Boi, Geossítio do cântaro Raso e Vale Glaciário do Zêzere, Centum Cellas e Inselberg de Belmonte, Bosque de São Lourenço e por fim o Geossítio do Covão da Ametade.
 Este não é o primeiro ano que tenho o calendário, o primeiro que tive foi em 2013 com as Aldeias Históricas de Portugal, com imagens de Piodão ( não se esqueçam de ver o meu último post no blogue onde falo sobre Piodão), Belmonte, Sortelha, Marialva, Monsanto, Almeida, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo entre outras...






Em 2015 voltei a comprar e nesse ano deu-nos a conhecer bonitas imagens do Alto Douro Vinhateiro. No ano seguinte em 2016 ficámos pela zona da Arrábida. Espraiando-se entre os concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal, a Arrábida é um nome mítico onde se juntam valores naturais e culturais no espaço de escassos quilómetros. Da exuberante biodiversidade marinha aos endemismos botânicos, da fauna residente aos visitantes migratórios ocasionais, a Arrábida é naturalmente local de culto para conservacionistas. Também neste calendário o património cultural é digno de nota, com particular destaque para sítios arqueológicos únicos e exemplos de arquitectura militar e religiosa com vários séculos.
O nosso país fascina-me imenso, podemos observar tantas realidades e tesouros diferentes no mesmo território.
Se gostam de conhecer o nosso Portugal, ver fotografias lindíssimas, e procuram inspiração para o próximo destino, recomendo muito que no inicio do ano comprem este fantástico calendário.


E vocês conheciam este calendário da National Geographic?


Sem comentários:

Enviar um comentário