quinta-feira, 25 de abril de 2019

Sotam Country House

Sotam Country House




Há algum tempo que tenho este post planeado e estruturado, mas tem surgindo sempre novas publicações.
Um fim-de- semana para recordar- do latim re-cordis "voltar a passar pelo coração".
Um fim-de-semana em modo off era tudo o que precisávamos.
Escolhemos um pequeno refúgio, que fosse a um pulinho de Piodão. Foi em Fevereiro que decidimos ir até ás aldeias de Xisto e durante essa visita ficámos nesta casa maravilhosa.
Nestes dias consultamos pouco as redes sociais e estivemos completamente desligados do mundo, das noticias e das tendências da actualidade, mas mais ligados do que nunca ao que realmente importa.
É um destino que se aprende a gostar, com a maturidade, não é? Se na infância e adolescência só queria lugares com muita dinâmica, não queria locais que são conhecidos mais pela sua lentidão, mas hoje sei que é o destino ideal para praticar o estreitamento de laços.
O Sotam Country House integra a oferta de alojamento da rede de Aldeias de Xisto é uma casa de campo em Vila Nova de Ceira, a cerca de 5 km de Góis e a 40 km de Coimbra.
Num dos mais belos locais da região, o cerro da Candosa, onde confluem os rios Sotam e Ceira na Serra da Lousã, esta casa de arquitectura beirã, foi restaurada, mas manteve a traça original. Fica na aldeia de Murtinheira, entre a Lousã e Góis.
No dia marcado chegámos ao Sotam Country House uma casa vermelha com ar de casinha da avó melhorada, bicicletas á porta numa rua discreta... as expectativas estavam a cumprir-se.




O Sr. João Matos,  o proprietário recebeu-nos com uma enorme simpatia, mostrou-nos o espaço e todos os cantos da casa,  ele possui uma paixão enorme por toda a região, conhecendo e explicando  todos os locais possíveis para percorrermos durante a estadia.
O Sotam Country House dispõe de seis quartos, sendo que três são de casal, dois duplos de beliches e um quádruplo de beliches. Conta ainda com sala e cozinha comuns e , no exterior, disponibiliza um pátio com forno a lenha e um jardim com churrasqueira. Pode alugar-se a casa inteira ou quartos independentes. 
Vale a pena revelar que Sotam é Matos escrito ao contrário, o apelido da família a quem esta casa pertence, antes de se tornar num alojamento local, era a casa de férias deles, daí a quantidade de pormenores incríveis que encontramos em cada divisão.



A decoração é super imaginativa e com um toque muito pessoal. A decoração tem vários elementos que nos remetem para um ambiente de casa da avó, num " vintage com twist" ou shabby-chic colorido, que adoro. Em cada cantinho descobrimos um pormenor novo e adorável que reflecte o carinho que os donos da casa colocaram nela!
As paredes e móveis repintados, os espaços redecorados, procurando manter-se na vanguarda do bom gosto e este foi um dos pormenores que nos agradou muito. 
Com muitos apontamentos de cor, que nos remetem sempre para os dias de Verão despreocupados, a casa é mesmo conhecida pelas suas cores garridas e pormenores rústicos e tradicionais. Outro dos pormenores que gostei muito foi que tinha imensas peças em croché, uma característica artesanal que é perfeita para garantir uma decoração muito mais personalizada, aconchegante e charmosa. Considerado como um item atemporal o croché na decoração pode aquecer o inverno, acrescentar texturas nos ambientes, renovar o visual de um móvel, ou ainda simplesmente dar um toque retro ao espaço.Além destas características faz me lembrar as toalhinhas de croché que enchiam de charme a casa das minhas avós e foi tão bom reviver essa memória.
Todos os pormenores não passam despercebidos e resultam numa simbiose perfeita.
Estar nesta casa é como viajar no tempo, mas com um pezinho no presente. Quadros personalizados, abat-jours, objectos carregados de história criam um espaço acolhedor e único. 
O meu quarto preferido era sem dúvidas o "Romeu e Julieta" porque acompanha na perfeição o ambiente desta Country House, com um toque de "romance de outros tempos" como nos surgem os cortinados de corações em croché, a colcha em patchwork florido , os puzzles românticos emoldurados, entre tantos outros pormenores. 




















A cozinha tinha um aspecto familiar, talvez por depois de acordar sem horas nos termos todos reunido quando o pequeno-almoço foi servido, simples mas com tudo o que era preciso; padaria, bebidas quentes, as tradicionais compotas caseiras que os donos da casa nos deixaram com sabores desde (tomate, de amora, de abóbora... até de kiwi e courgette).
Ou pelo convite a preparar as refeições por aqui, coisa que fizemos ao jantar.
E foi ao pé da salamandra generosa que terminamos a noite com conversas de fazer perder a noção do tempo.












Infelizmente o tempo foi curto e chuvoso, noutras circunstâncias possivelmente teríamos aproveitado o jardim da casa e a churrasqueira. 
Fazer as malas e regressar a casa é sempre agridoce. Mas levamos sempre connosco estes momentos em família, as memórias, os pequenos momentos.
Se procuram um espaço semelhante  para uma escapadinha do género não podia recomendar mais. Uma verdadeira experiência em Góis com todos os privilégios.
"Sou do tamanho do que vejo"  está escrito na literatura portuguesa e está registado na minha alma. Sempre que fecho os olhos , a alma viaja para estes fins-de-semana que não quero mais esquecer, .



E vocês gostam do turismo rural? O que recomendam?

Sem comentários:

Enviar um comentário