domingo, 28 de abril de 2019

Livraria Lello

Livraria Lello






Mais um post que está  há muito guardado. Foi em Dezembro do ano passado que visitei a Livraria Lello com uma amiga.  Como assim já estamos nos últimos dias de Abril? Hoje fechamos o último fim de semana deste mês e perece que ainda foi ontem que passei este dia maravilhoso no Porto. 2019, vai devagar! Foi no dia 23 (terça-feira) deste mês que se comemorou o Dia Mundial do Livro e por isso nada melhor que hoje falar desta livraria.  O Dia Mundial dos Livros e dos direitos de autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.Ler é essencial ao desenvolvimento intelectual e criativo de um ser humano, permite-nos sonhar acordados, imaginar experiências e situações únicas, conhecer locais especiais. Ler é dos hobbies mais estimulantes que se pode ter.


Estaria a mentir se dissesse que não era a visita que mais aguardava . A que mais ansiava entrar.
Todo o amante do reino encantado dos livros vai ficar, literalmente, emocionado ao entrar na Livraria Lello. Sinto que quem vai ao Porto e não visita a Livraria Lello, é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa. Digo com toda a certeza do mundo, que é a livraria mais bonita que alguma vez visitei na vida. Não é que  já tenha entrado em todas as livrarias deste mundo, mas sei que vai ser difícil superar. Além disso, é nossa, é portuguesa.
Em tempos de leituras rasas e efémeras, quem diria que uma das principais atracções turísticas do Porto seria justamente uma livraria?
Acho mesmo que é quase impossível falar do Porto sem mencionar esta mítica livraria da Rua das Carmelitas. Por isso, como é óbvio, tinha expectativas, muito elevadas em relação ao local.
Era sábado de manhã e o dia da inauguração da iluminação de Natal no Porto, mas a fila para comprar o bilhete não estava muito concorrida. O local onde compramos o bilhete é mesmo num edifício ao lado é, na verdade, uma espécie de extensão da livraria, com dezenas de artigos de merchandising de várias sagas literárias ( vários funko pops e coisas que só apetece comprar e levar para casa) incluindo como é óbvio coisas do Harry Potter.
Do lado de fora já ficamos fascinadas com a fachada em Arte nova, de apontamentos neogóticos e ao entrar conseguimos-nos transportar no tempo e imaginar o quão importante a livraria não foi na vida cultural da cidade desde a sua fundação.
A Livraria Lello foi inaugurada em 1906 e era um negócio da família, dos irmãos José e António Lello. Por fora a fachada foi pintada por José Bielman, com duas figuras a representar a arte e a ciência.
Lá dentro senti-me a Bela ( do filme da Bela e do Monstro, a minha princesa da Disney favorita) no meio de tantos livros vivendo em prateleiras lindíssimas. Todos os livros do mundo mereciam viver num lugar como a Livraria Lello. Mas a fachada da livraria não transparece a opulência interior.
É apaixonante entrar e ver todos os detalhes que impressionam pela sua beleza, os vitrais coloridos nas janelas e no tecto, os adornos em madeira, as colecções de livros raros e a maravilhosa escadaria talhada em madeira com tapete vermelho localizada no centro da livraria.  Por dentro, a escadaria é, sem dúvida, aquilo para onde o nosso olhar se desvia inicialmente, mas, a visita é a 360 graus, não se distraiam apenas com a a beleza á vossa volta e apontem os vossos olhos para os esplendorosos vitrais que pairam sobre vós,  os pormenores no tecto, e nos pilares, as altas prateleiras cheias de livros não ficam esquecidas. Livros devidamente protegidos por vidro, porque muitos são verdadeiros exemplares antigos, alguns até mais antigos que a livraria é. Todos estes motivos fazem uma pessoa querer passar horas lá dentro.



Aqui é como se entrássemos num mundo de fantasia, onde tudo é possível. Se a J.K. Rowling se inspirou nesta livraria para falar da famosa escadaria de Hogworts que se mexe e leva os alunos a perderem-se no castelo.
Acho que talvez, se fechasse os olhos poderia imaginar-me em Hogworts,  e realmente é mágico.
Dizem que J:K: Rowling mudou-se para a cidade do Porto, onde viveu em 1992 e 1993, depois da morte da sua mãe. Lá passou a trabalhar como professora de inglês. No tempo livre, Rowling andava pelas ruas do Porto, em busca de ideias para conseguir terminar o livro: frequentadora da Livraria Lello, encontrou na sua fabulosa escadaria inspiração para criar alguns dos ambientes do castelo de Hogworts. Dizem também que nos trajes académicos dos estudantes universitários portuenses, inspirou-se para conceber as longas capas pretas que fazem parte da vestimenta dos alunos da escola de magia e bruxaria.
A nível de oferta de livros, é como qualquer livraria, mas se são verdadeiros fãs de Harry Potter se gostam mesmo do universo "Potteriano" vão gostar de saber que existe todo um merchandising em inúmeras prateleiras da livraria, incluindo varinhas, a snitch, edições exclusivas e jogos. A livraria centenária apresenta mais de 100 mil títulos incluindo traduções para inglês de talentos portugueses como Fernando Pessoa e José Saramago, também vai encontrar revistas, cd´s, livros antigos e uma grande variedade de publicidade sobre o próprio Porto.
Todos estes motivos e mais alguns fazem com que não seja á toa que a livraria já esteve por diversas vezes nas primeiras posições  em listas que listam as livrarias mais bonitas do mundo. Tendo sido eleita em 2008 e em 2011 a terceira livraria mais bonita do mundo, respectivamente pelo Guardian e pelo Lonely Planet. Desta forma a livraria é a segunda atracção turística portuguesa com maior número de visitantes ( só perde para o Castelo de São Jorge). No top dos visitantes que mais visitaram a livraria icónica encontram-se os vizinhos espanhóis, seguidos dos portugueses e depois dos franceses.
Em 2013 foi classificada como monumento de interesse público.

A livraria tem custo de 5 euros, mas podem descontar na totalidade se forem comprar um livro. Eu não descontei em nenhum, na verdade, fiquei tão indecisa e depois acabei por não trazer nenhum para casa.
Este é sem dúvidas um dos lugares que quero muito regressar.
Quem mais ficou com vontade de ir até ao Porto agora mesmo?
E por falar em livros, deixem nos comentários o nome do livro que vocês estão a ler, ou que leram recentemente.

Até breve




Livraria Lello
Rua das Carmelitas, 144
2º a 6º feira 10h-19h:30
Fim-de-semana 10- 19h
Custo de 5 euros ( dedutivel numa compra por pessoa)

Sem comentários:

Enviar um comentário