domingo, 5 de março de 2017

O livro do hygge

O livro do Hygge





Olá malta!

O relatório global da felicidade, divulgado o ano passado em Março, coloca a Dinamarca em primeiro lugar como país mais feliz do Mundo.
No 94° lugar da lista, Portugal, está quase no último terço do ranking.
Ler este livro não podia ter sido mais hyggeligt!
Este livro tem andado nas bocas do Mundo, várias bloggers e youtubers tem vindo falar sobre ele é quase impossível ainda não se terem cruzado com ele, para mim já andava debaixo de olho à muito!
Li este livro num domingo num dia de tempestade, com a lareira a crepitar uma bebida quentinha e tapada com a minha mantinha preferida. Decididamente um domingo para "hibernar" em casa é delicioso e anti-setressante Querem um ambiente mais hygge?!



Bem vamos à palavra em si, segundo o Daily Mail, não há uma tradução direta para a palavra hygge. É um conceito usado nos países da Escandinávia para descreverem um sentimento de conforto e contentamento.
O povo mais feliz do planeta está a contagiar-nos com o segredo para apreciar os bons prazeres da vida. Este povo que ano após ano acabam por ser considerados os mais contentes com a vida.
O segredo então chama-se hygge e (pronuncia-se huga) e tal como a palavra portuguesa saudade não tem tradução.

Eles têm bons salários,  saúde e educação públicas gratuitas, baixo nível de corrupção, igualdade entre homens e mulheres, boas condições de trabalho, mas também tem  noites que não acabam e poucas horas de sol, nesta altura do ano.

O hygge, que em português significa uma sensação de aconchego, tem a ver com o apreciar as coisas simples da vida. Acender velas ao serão, beber uma caneca de chocolate quente, sentar-se num recanto acolhedor a ler um bom livro. A verdade é que os Dinamarqueses fazem disto, uma filosofia de vida e está tão entranhado na sua cultura que inventaram um manancial de palavras para falar de situações de hygge.

O texto é leve, mas cheio de sabedoria (e por vezes humor), fala-nos da cultura daquele país, mas ao mesmo tempo de estudos científicos. Esta repleto de imagens lindissimas e inspiradoras e cheio de ideias para termos momentos higgeligt ( desculpem podia ter tirado mais fotos no interior).

No livro são abordados assuntos como criar ambientes acolhedores através da iluminação  (velas em acção!), comida de conforto e slow food (o livro até inclui várias receitas hygge) muitas das quais quero experimentar.
O livro traz uma lista detalhada para tornarmos a casa mais acolhedora. Indica ainda como pode criar um "kit de emergência" para alcançar o hyyge quando estás mais em baixo. São dadas sugestões para sentires o hygge também fora de casa.
Se um dia visitares Copenhaga, o livro até traz um roteiro com os locais com ambiente mais higgeligt da cidade.
Na Dinamarca, a época considerada mais hyggelling, é sem dúvida o Natal. Eles aproveitam ao máximo desde os preparativos ao Natal propriamente dito.
Há um capítulo inteirinho a descrever a forma como os dinamarqueses vivem o Natal, desde as tradições  às atitudes.
Por último são abordadas as cinco dimensões do hygge tem a ver com, os sabores, os cheiros, os sons...


Malta este não é um livro de auto-ajuda, nem cheio de teorias pouco fundamentadas e só por este motivo já me chamou a atenção. Tem uma mensagem positiva e semeia coisas boas.
Um livro que me abriu novos horizontes não só por tornar a minha vida mais simples, mas também para me ensinar a ser feliz, sobretudo com aquilo que já tenho.
O livro é realmente de aquecer a alma.
Acho que desenvolvi uma costela dinamarquesa e cada vez dou mais importância ao tempo de qualidade.
Para muitos não traz muitas novidades, para outros pode servir para conhecer outras formas de estar na vida.
Um segredo dinamarquês, para alguém que quer ser feliz à  Portuguesa.


E vocês já leram o livro?!
Ficaram com curiosidade?
Amigos e conhecidos empresto o livro a quem quiser ler.
Beijinhoos e boa semana a todos com a promessa de voltar em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário