quarta-feira, 13 de abril de 2016

Natureza em estado puro-Passadiços do Paiva

Olá gente fixe!

Temos post fresquinho no blog!
Era suposto ter saído domingo, eu sei, mas mais vale tarde do que nunca!
A empresa onde trabalho ZF-TRW organizou uma caminhada aos Passadiços do Paiva em Arouca. Apesar da ameaça da chuva, lá fomos nós!
Os Passadiços do Paiva foram inauguradosa 20 de Junho de 2015 e são um dos sítios mais incríveis de Portugal. Fecharam pouco tempo depois de abrir por causa de um incêndio em Setembro de 2015 onde cerca de 600 metros do percurso foram destruídos.
Desde que reabriram é obrigatória a inscrição e o pagamento de 1€.
Desde já  um obrigado à empresa pela iniciativa (venham mais) e por nos oferecer um lanche com água, fruta, iogurte líquido e barrinha de cereais!




Portugal é  lindo. Não me canso de o dizer e de admirar este pequeno país. De norte a sul, de este a oeste, Portugal brinda-nos com imagens de tirar a respiração, de paisagens que nos inspiram a viver mais. Sim, sou portuguesa, mas nem por isso esta minha opinião é pretensiosa ou "bairrista".
Nesta caminhada tivemos a possibilidade de percorrer e apreciar a indiscritivel beleza de uma paisagem movimentada pela irreverência, bravura e desassossego de um rio cristalino, puro e selvagem. Usufruimos do privilégio de conhecer de bem de perto, um verdadeiro Santuário Milenar talhado com a mestria da mãe Natureza!

Neste passeio encontramos mais de mil anos de história!




Lá fomos nós, por uma estrutura de madeira de pinho que parece interminável, suspensa em falésias e pequenos desfiladeiros, acompanhando sempre a margem esquerda daquele a que chamam o rio mais selvagem de Portugal.




O rio Paiva nasce na serra do Leomil e desagua no rio Douro em Castelo de Paiva. É um dos rios mais limpos da Europa  (foi considerado na década de 90 o rio menos poluído da Europa) é local de desova de trutas.




Outrora um local só  acessível aos mais aventureiros, aqueles que desafiavam as fortes e rápidas correntes em barcos de rafting ou kayaks, o vale é agora acessível a todos.



Os Passadiços do Paiva estão entre os nomeados Portugueses dos World Travel Awards candidatos a melhor projecto de desenvolvimento turístico do ano.

Ao longo do trilho encontramos vários painéis informativos relativamente à fauna e à  flora existentes na região. Sobre as borboletas e as suas plantas hospedeiras,os fetos ao longo do percurso, os arbustos típicos dos matos mediterrânicos,  as espécies ameaçadas entre outros...





Mais ou menos a meio do percurso encontramos a ponte suspensa, faz logo lembrar os filmes mais aventureiros do Indiana Jones. Por motivos de segurança só podem passar dez pessoas de cada vez.


Esta sem dúvida a parte que mais me custou a garganta do vale, faz lembrar a Muralha da China (versão madeira) . O desafio mais difícil da caminhada os cerca de 500 degraus em lanços diagonais que nos conduzem a um miradouro a quase 300 metros de altitude. A vista é  magnífica e avassaladora e os  minutos passados a comtemplar a paisagem ajudam a regularizar a respiração. Este é um lugar idílico!





Para quem gosta de ler a revista Continente Magazine, tal como eu, este mês traz um artigo muito interessante sobre os Passadiços do Paiva!

Realizamos uma viagem pela geologia, arqueologia e biologia visitando este Paraíso Natural!!!


Levamos o nosso Pic-nic e fomos almoçar à  vila de Arouca.
Lá  foi eu à procura do doce típico da região: morcelas doces.
Parece mesmo um enchido, uma chouriça.
As morcelas doces de Arouca são mais um doce de origem conventual, de degustação obrigatória para quem visita esta vila do interior do distrito de Aveiro.
Feitas com miolo de pão, açúcar, farinha de trigo, ovos, água, mel e amêndoas que enchem tripas entre os 9 e 10 cm de comprimento, são seguidamente bem atadas passadas por água a ferver e penduradas em canas a secar antes de serem fritas em manteiga.
Todavia a confecção das morcelas doces de Arouca ainda mantém os seus segredos desde que as freiras da Ordem de Cister habitavam o Convento de Arouca.
O céu desce à terra sob a forma de doçaria. Divinal!



Quem já  provou morcelas doces?!
Já visitaram os Passadiços do Paiva?!
Consegui abrir o apetite a alguém?!

Ah, no próximo domingo é o meu aniversário! Estou super entusiasmada. Se tiverem em Ponte de Lima ou arredores podem sempre partilhar comigo quais as vossas ideias para animar o meu fim de semana. Aceitam-se sugestões.
Espero que tenham gostado ❤

Sem comentários:

Enviar um comentário