domingo, 9 de outubro de 2016

Pizza com base de courgette // Vamos encher a barriga?!

Pizza com base de courgette
Vamos encher a barriga?!



Vivo na aldeia, as minhas raízes estão firmemente enterradas na terra rústica e verdejante que dá corpo ao que designo de meu campo.
Um pomar carregadinho. Uma horta cultivada pelas mãos de quem sempre tratou a terra por tu, retirando dela o que de melhor ela tem para nos dar.
Produzir o que se come é um privilégio muito grande. Para além de sabermos o que estamos a consumir.

O outono é sem dúvida o tempo de começar a recolher ao conforto, ao interior das habitações e á comida que aconchega o estômago. Mas este ano o outono apareceu de mãos dadas com o verão e ainda tenho muitos legumes na  minha horta courgettes, pimentos, tomates, beterrabas...
Eu adoro courgettes é  um legume bastante versátil, muito acessível e existe o ano inteiro.


Como tenho muitas courgettes em casa e como gosto sempre de procurar novas receitas, um dos meus passatempos preguiçosos e de eleição é navegar pela web à procura de inspirações  para a cozinha. E foi numa noite mais ociosa de sofá que encontrei uma versão da receita que hoje vos aconselho a experimentar.
Quando falei que ia fazer pizza com base de courgette toda a gente me torceu o nariz, mas nunca se esqueçam, já dizia Fernando Pessoa " Primeiro estranha-se, depois entranha-se"


Se as pizzas são as tuas refeições preferidas, mas procuras uma opção mais saudável, tenho a solução para ti.
Não tem massa, é verdade, mas também provavelmente nem vais sentir muito a sua falta porque a base de courgette é tão leve que se derrete na boca juntamente com o queijo.
Estou muito satisfeita de ter descoberto esta maravilha não só pelo sabor, mas também porque é uma boa solução para satisfazer a vontade de comer pizza para quem está em regime de emagrecimento, é intolerante ao gluten, ou simplesmente quer uma versão mais leve e mais rápida.

Ingredientes:

😊 1 courgette grande
☺ 1 ovo
☺ sal q.b.
☺ 200g de queijo mozarela ralado

Preparação:


1. Ralar a courgette previamente descascada e espremer bem a mesma, até que perca a maioria da sua água.
2. Acrescentar o sal.
3. Adicionar o ovo e misturar bem.
4. Adicionar queijo e envolver bem.
5. Levar a massa, com o tamanho e a grossura desejada, estendida em papel vegetal, ao forno, pré aquecido a 180°, por cerca de 20 minutos.
6. Ao fim de 20 minutos, adicionar o molho de tomate- no meu caso uso polpa- e os ingredientes a gosto e levar novamente ao forno por mais uns 10 minutos.
Neste caso em particulat, os ingredientes que coloquei foram: fiambre, cogumelos frescos, milho e queijo mozarela, mas os toppings da pizza ficam a vosso gosto.
Eu gostei muito da textura e dos contrastes diferentes.
Os meus toppings não foram os mais saudáveis, mas vocês podem por fiambre de frango/peru um queijo mozarela light e usar outras opções saudáveis como, abacate, pimentos entre outros...

Gosto de receitas simples, como gosto de pessoas simples, assim como gosto de momentos simples. Porque a beleza da vida reside na simplicidade.
Espero que gostem e boa semana :)

Sem comentários:

Enviar um comentário