quarta-feira, 2 de maio de 2018

Viana Aromáticas e etc

Viana Aromáticas e etc.



Dias especiais pedem lugares especiais. Foi em celebração do dia de S.Valentim que decidimos voltar a visitar o Viana Aromáticas e etc.
Tudo porque eu e a minha companhia adoramos voltar aos sitios onde fomos felizes!
A primeira vez que fomos para conhecer o espaço, fomos com uns amigos, mas qual a nossa desilusão que o espaço está fechado ao domingo.
Sábado à noite e um fim-de-semana promissor, o que decidimos jantar para celebrar?!
O cheirinho a ervas é a primeira sensação que é ativada mal viramos para a rua onde está este restaurante.
O Viana Aromáticas, não é um restaurante, não é um café, não é uma loja. É tudo num espaço de degustação onde as ervas aromáticas são as rainhas.
Num espaço bem pequenino - como já começa a ser tendência por aqui - conseguimos mesa e sossego.
O ambiente, íntimo, convidativo a conversas longas e a momentos memoráveis.
Uma prateleira recheada de várias plantas aromáticas, o espaço tem uma parceria com o Cantinho das Aromáticas uma empresa agrícola de Vila Nova de Gaia em modo de produção biológica.
Também podem encontrar aqui à  venda uma grande variedade de conservas, mel, infusões e claro, ervas aromáticas.




,

















Neste espaço seja nos pratos, petiscos, sobremesas ou bebidas, o toque das ervas aromáticas é essencial.
A regra é esta:tudo o que aqui é servido tem de conter pelo menos uma erva aromática.
(Muito) esfomeados a nossa escolha foi para umas entradas uns croutons picantes e uma tábua de queijos com uma deliciosa compota de tomate (a compota estava tão boa que até pedimos a receita e perguntamos se não tinham para venda). Ainda escolhemos também um folhado de alheira maravilhoso com tomilho e a maravilhosa compota de tomate.
As entradas estavam tão maravilhosas que ficamos ali com vontade de multiplicar tudo e ficar por ali na refeição.










Bebidas apostos e conversa na ponta da língua, estavamos prontos para atacar.
A simpatia da funcionária deixou-me estarecida.Prestável e sempre com um sorriso no rosto, foi assim que fomos recebidos e isso só acrecenta pozinhos de alegria ao espaço.
O meu pedido remeteu para um desejo de conforto e caseiro ao mesmo tempo. Para prato principal escolhi uma sandes rústica de tomate, queijo fresco, azeite e a erva rainha deste prato a minha preferida: manjericão. A minha companhia apostou numas bifanas, que tinha um molho espetacular acompanhadas com pão quentinho, a erva rainha destas bifanas era a salsa.
Para um fim docinho, escolhi para sobremesa um crumble de morangos. Mas na verdade todo o ambiente tinha um cheiro maravilhoso a bolo acabado de sair do forno. Da primeira vez que fomos a este espaço tinham uns suspiros maravilhosos acabados de fazer, e que dava logo vontade de suspirar! Adoro quando os cheiros da cozinha aberta nos hipnotizam.









Malta, este é um espaço que não fecha da parte da tarde de onde podemos prolongar um almoco de amigas para um lanche acompanhado com chá.
Saiu de lá sempre positivamente impressionada e acrescentei-o à minha lista de lugares que vale a pena regressar e recomendar aos amigos para comer bem. Se estão por Viana e procuram um lugar para almoçar/ jantar, num ambiente mais calmo, íntimo, bonito e com boa comida, este lugar tem de estar na vossa lista must-go.

Aprecio imenso tanto ervas aromáticas como especiarias e uso-as frequentemente nos meus cozinhados.





Portugal é um dos países da Europa que apresenta uma maior taxa de mortalidade provocada por acidente vascular cerebrar (AVC) sendo a hipertensão arterial um dos factores de risco mais relevante. No nosso país, quantidade presente na alimentação é sensivelmente o dobro daquela que é recomendada pela OMS tornando-se por isso urgente começar a reduzir, a quantidade de sal na alimentação. Uma das formas naturais de reduzir a ingestão de sal é através da utilização de ervas aromáticas na confecção e tempero dos alimentos.
A minha preferida é o manjericão, na Índia é considerada uma planta sagrada e fundamental, que desenvolve o crescimento espiritual, promovendo o relaxamento e o equilíbrio. Cá em casa, desde que a comecei a cozinhar tenho vontade de usar em quase tudo. Já experimentaram fazer limonada com manjericão? Tão bom...
E vocês qual a vossa erva aromática preferida?
Adoro ter as ervas aromáticas por perto poder colhe-las na hora da utilização muito mais frescas e com muito mais sabor.
Se me quiserem oferecer alguma coisa, ando desejosa de ter hortelã-chocolate que não consigo encontrar em lado nenhum. Vejo imensas receita em blogues e livros e ando cheia de vontade de testar. Por falar em receitas o próximo post traz uma receita e um livro muito especial. Querem adivinhar de quem?! Fiquem atentos.
Tenho várias ervas aromáticas em casa, esta mini-estufa que veem na imagem é do Lidl e aqui tenho, manjericão, endro, menta entre outros.






Do Deborla este ano trouxe umas pequenas saquetas que pendurei na parede com manjericão e com rúcula. A rúcula nasce super rápido e até já utilizamos na salada, mas também adoro meter em sandes.
,





De lá tambem trouxemos uma espécie de tomates diferentes e que só nasceram dois pés, mas estou ansiosa por experimentar e sabem a cor? São pretos.


6

,

Na loja casa também encontramos coisas engracadas, e trouxemos uma caixa com menta :)
Por favor assinem a petição que visa alterar os três objectivos da vida de "ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore"  para "ter uma gata e um cão lindos, escrever num blogue e semear e colher ervas aromáticas na minha horta."






E vocês gostam de ervas aromáticas?! Enviem-me fotos das vossas ervas aromáticas.
Já conheciam o espaço Viana Aromáticas e etc?!

Bom resto de semana

Sem comentários:

Enviar um comentário