segunda-feira, 13 de abril de 2020

As minhas plantas de interior.


Mudaram-se as regras do jogo. De um momento para o outro fizera-nos parar, fizeram-nos recomeçar e adaptar a uma nova forma de viver. É nos mostrado de que somos feitos, amor, sonhos e resiliência, vamos somando os dias em busca de um novo equilíbrio, mais consciente do que nunca, que o que importa não são as coisas, mas sim os afectos e os abraços-casa que nos enchem o coração.
Prontos para mais uma semana? Não se esqueçam que esta semana sai um post novo todos os dias.
Estou cada vez mais fã de plantas em casa, pois para além de contribuírem para embelezar a nossa casa tem ainda uma série de benefícios para a mesma.
Aos poucos a minha casa vira uma pequena selva urbana e é incrível a transformação energética que se sente em casa.
Há por aí mais fãs de plantas em casa, acusem-se?

Lambari



Esta é a primeira planta que vos vou falar foi me oferecida por uma amiga e era apenas um galhinho que mantive em água até criar raízes.
No universo dos amantes de plantas, o conceito de um bracinho" é mais do que normal. E até há paródias no youtube com isso. Há também quem faça "plant swap", troca de bracinhos de plantas, procriação e por aí fora. É uma forma de a partir de um fragmento de uma planta, se originar uma nova com as mesmas características da original.
É uma espécie de reprodução de plantas sem maldade.


Aloe Vera




Esta suculenta de folhas carnudas e espinhosa é fácil de cuidar. Esta comprei no IKEA no ano passado. Quem por aí também costuma comprar plantas no IKEA!?
Aloe vera é uma excelente planta para o interior, pois não exige muitos cuidados. Precisa de pouca água, de calor e sol e deve ser colocada numa área ensolarada.
A planta age como um purificador do ambiente ( de acordo com o estudo realizado pela NASA, o aloe vera é muito eficaz para absorver desde radiação tóxica do ambiente, ou seja, funciona  como um "purificador do ar", porque tanto as suas folhas como as suas raízes são capazes de absorver contaminastes, devendo estar junto de TVs, frigoríficos e outros electrodomésticos.
Além disso, o aloe vera tem uma série de propriedades muito úteis para a saúde, é hidratante. cicatrizante, anti-inflamatória pois a sua seiva acalma queimaduras e irritações da pele.


Cacto-de-Natal



Esta planta foi me oferecida por uma amiga muito especial que vive no Porto, que tem uma luz única além do dom da pintura também adora plantas.
No ano passado no Natal foi visita-la ao Porto e ela ofereceu-me esta linda planta.
Os catos-de-natal são catos de florestas perenes, oriundos das selvas sempre verdejantes, ao contrário dos nativos do deserto. Dão flores no Inverno entre o fim de Outubro e meados de Janeiro. Estes catos são muito parecidos com uns que tenho no exterior que é o cato-da-Páscoa e que dá flores na primavera.


Dracena 



Esta foi a primeira planta que tive na sala. foi a minha mãe que me ofereceu e vinha muito pequena.
Apreciada devido ás folhas parecidas com as das palmeiras são arbustos de interior de trato fácil e não se importam com pouca rega.
Esta era das poucas plantas que tinha em casa e não sabia o nome. Recentemente comprei este livro da LeYa no Continente que ronda os 13 euros com dicas práticas para amantes da jardinagem.
Este livro além do nome das plantas , fala sobre rega, adubar, transplantar, pragas e doenças das plantas.
Além deste livro, gosto muito de seguir o Instagram da @atripeirinha e do @diogoadduarte que tem videos onde dão dicas fantásticas para cuidar de plantas, além de dar a conhecer muitas espécies novas.



Espada de São Jorge




Esta planta foi me oferecida pelo meu marido já há alguns anos.
Espada de São Jorge, espada de Santa Bárbara, língua-da-sogra ou rabo-de-lagarto, é uma planta de origem africana, que limpa o ar de benzeno, metanol, xileno e tolueno e produz oxigénio durante a noite.
Esta planta é conhecida como uma planta de protecção contra o mau-olhado, devendo ser colocada á entrada das casas.

Bem malta não quero que o post fique muito grande por isso, desta vez mostro-vos cinco e se gostarem muito deste post para a próxima mostro-vos mais cinco cá de casa.
Além destas tenho mais algumas dentro delas estão a Yuca-pata-de-elefante, lírio da paz, barba de judeu e a flor da fortuna.
E vocês gostam de plantas de interior? Quais as vossas preferidas?

Sem comentários:

Enviar um comentário