domingo, 29 de maio de 2016

Em Braga, sê Romano



Em Braga, sê Romano ;)

Este era o outdoor, que estava na rotunda em Ponte de Lima. Via-o sempre que me deslocava para o trabalho. A vontade este ano foi concretizada.
Sim, é verdade os Romanos estão de regresso a Braga.
A cidade acolhe de 25 a 29 de Maio de 2016 o " Braga Romano", um evento que pretende recriar o quotidiano de Bracara Augusta nesta que será a 13° edição.
O evento, que recria o quotidiano da cidade fundada por César Augusto há mais de dois mil anos.
A animação percorre a ruas da cidade, com música, representações teatrais, artes de fogo, danças exóticas, cortejos e espetaculos.

O evento "Braga Romana" faz parte de uma estratégia de recuperação da história e do património de Bracara Augusta, nomeadamente o núcleo museológico das Termas Romanas, o teatro, a Fonte do Ídolo, a Domus da Sé e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.





Andando a deambular pela "Braga Romana" descobrimos um espaço que se chama "As artes de Ornatrix".

Onde podiamos fazer um penteado e uma maquilhagem Romana GRÁTIS.
Só tinhamos que participar no passatempo: tirar uma fotografia com a maquilhagem e o penteado Romano, publicar no Intagram (perfil público) usar a #romanosbragaparque e por fim identificar o @BragaParque.
A fotografia que melhor retrate o espírito do passatempo  ganha um vale de 100€ em compras no Braga Parque (Mundicenter Gift Card).
Gente bonita que ainda não me segue pelo Intagram,não sabe o que anda a perder. É só procurarem @quadradosdechocolate, publico fotos diariamente.








Escolhi como penteado estas trancinhas simples, com o toque fofinho dos laçarotes.
"Espelho meu...
Espelho meu...
Há alguém mais romano do que eu..."
Esta é a foto que me está a representar no passatempo e gostava tantoooo de ganhar ;)

Quem gosta de frutos secos caramelizados?!
Eu adoro não resiti a trazer uma saquinha comigo.



Amêndoas, amendoins, cajus, sementes de girassol, nozes, avelãs.








Adoro a banca dos condimentos, atrai-me o cheiro e as cores.



Os melhores crepes em tamanho XXL
Desta vez não perdi o control, visto que já o tinha feito na Nut_Braga.
Foi o meu marido e um amigo que se deliciaram com um crepe salgado de fiambre e um crepe com banana e doce de leite.



Também experimentamos a bebida dos Vikings: o Hidromel.




Além de ser consumida em Roma e na Grécia Antiga, esta bebida era consumida por outras culturas antigas como os Celtas, os Saxões e os Vikings. Também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos Maias.

Na Irlanda, existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar (ou mês) após o casamento. Daí surgiu a tradição atual da lua de mel.

Agora percebo o porque de ser uma das bebidas favoritas dos Deuses!








O jantar com a nossa telha mista e ao som de boa música.

A promessa que para o ano voltarei a reviver Roma.

E voçês foram visitar a "Braga Romana"?

Sem comentários:

Enviar um comentário