segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O melhor do Outono ❤

O melhor do Outono ❤




O Outono começou quinta-feira. Oficialmente a sua entrada ocorreu às 15:21. É o que diz o site do observatório Astronómico de Lisboa.
Apesar de não me dar nada bem com o frio, e por isso preferir as estações mais quentes, o certo é que gosto sempre da chegada do Outono.
Apesar das mudanças todas (horário, temperatura, cores, roupa) só consigo olhar para o Outono como uma fonte de inspiração e renovação.
Encaro o Outono como uma espécie de esperança renovada, não uma esperança frenética e ansiosa como a da Primavera nos dá,  mas sim uma esperança madura e serena.
E foi a pensar nisto que hoje decidi  partilhar com vocês aquelas que são as minhas coisas preferidas do Outono.




❤ Pisar as folhas secas


Se há  coisa que eu adoro nesta altura do ano é ver as ruas e passeios cheias de folhas douradas pelo chão, prontas para eu andar sobre elas. Parecem tapetes mágicos a esvoaçar.
São tão bonitas aquelas tonalidades de amarelos, castanhos, encarnados que preenchem as ruas empedradas e cinzentas.
Gosto de ver a Avenida do Plátanos  (aqui na minha vila em Ponte de Lima), com uma fileira de árvores todas elas a formarem um deslumbrante degradé de verdes, amarelos e vermelhos. Parece pura magia como se alguém tivesse ido de noite pintar todas as pequenas folhas que compunham cada uma dessas árvores. Lindo mesmo. Quase cinematográfico. Como o Outono é sempre.
Adoro pisar uma folha seca e estaladiça, ouvir o estalar e sentir a textura sobre os pés...adoro! Dêem-me um jardim cheio de folhas secas para eu pisar e eu serei feliz como uma criança.






❤ Bebidas quentes + livros +manta no sofá

Outra coisa óptima do Outono são as bebidas quentes, chá, cappucino e chocolate quente. Aquecem o corpo e alma. Eu adoro aquecer as mãos numa caneca. Eu ando sempre com as mãos e os pés gelados (sempre!) Sabiam que no Japão não existem quase pegas nenhumas de canecas, porque eles acreditam que agarrar a caneca com as duas mãos e sentir as palmas quentes ajuda a relaxar e a controlar a ansiedade.
Outono é tempo de ficar em casa, calçar as meias vestir o pijama quentinho ( os da Oysho ou da Primark cheios de texturas fofas e bonequinhos) e ver um filme ou uma série enroscadinha numa manta. E claro com a minha Kitty (gata) enroscada nas minhas pernas ainda melhor! Ouvir o som das primeiras chuvas, do fogo a crepitar na lareira é tão reconfortante.

❤ Halloween

O laranja e o preto. As músicas, as histórias e o ambiente. É tudo tão giro no Halloween. Este ano gostava de fazer algo diferente no Halloween, uma secção de cinema do Dia das Bruxa. Para decorar o ambiente e como já vem sendo hábito decoro sempre com uma abobora personalizada por mim.

❤Fazer bolos

Se é verdade que gosto de fazer bolos o ano inteiro, no Outono parece que a coisa ganha um sabor especial. Não  há nada melhor, num dia cinzento e frio de Outono, do que ligar o forno e perfumar a casa com um bolinho acabado de fazer.


 ❤ As castanhas

Sou uma verdadeira devoradora de castanhas, assadas, cozinhas em doces.
Adoro passear pelos castanheiros dos meus pais. Adoro sentir o cheirinho das castanhas assadas. Tão bom! É daquelas coisas que nos aquece o coração. Elas enchem-me a alma e o estômago!

❤ Refeições reconfortantes

Refeições ricas e reconfortantes que o frio nos convida a saborear. Pincelar a mesa com os tons quentes dos legumes que fazem a época. Partilhar o calor de um prato a fumegar entre a união da família e da amizade.

❤ O regresso dos chocolates

Pode haver chocolates o ano inteiro, mas nos meses mais quentes, é necessário pô-los no frigorífico para não derreterem, perdendo um  pouco o seu sabor e textura original. E não há nada como comer o chocolate quando ele está no seu melhor.



❤ O regresso da lã

Poder tirar as malhas da gaveta sentir o aconchego das linhas mais grossas e quentes. Poder calçar umas botas ou as minhas galochinhas, vestir uma camisola quentinha e oversized, casacos de malha, cachecóis e os meus tão adorados chapéus, boinas e gorros!




Muitos dizem que se trata de uma estação propícia às depressões, aos maus humores matinais devido à baixa temperatura, à  queda de cabelo. Mas apesar destas alterações vejo o Outono como algo que faz parte de um equilíbrio, faz parte da pausa necessária.





O Outono pode ter roubado o Verão onde tudo era possível mas, em compensação traz-nos a promessa de dias em que podemos serenar o coração e renovar alma.  Por tudo isto eu digo: que sejas bem-vindo Outono! E que nos tragas muitos dias cheios destas pequenas coisas que tornam a vida mais especial.


Sem comentários:

Enviar um comentário